E: geral@larnossasenhoradaluz.pt | T: 261 981 579

História

Aspas

HISTÓRIA

_________________________________________

 

O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Luz, foi sonhado e iniciado nos já distantes anos setenta por alguns habitantes que já então vislumbravam a necessidade de preparar respostas sociais no âmbito da colaboração e apoio à família, nomeadamente no acolhimento a pessoas sem família ou cuja família não possuísse condições para prestar os cuidados necessários.
Realça-se o facto de nessa altura não haver ainda grande consciência dessa necessidade, quer por motivos culturais — maior apoio familiar, maior número de filhos que permitiam uma distribuição aligeirada do esforço, menor esperança de vida, ser comum, um dos cônjuges trabalhar em casa —, quer mesmo por um maior respeito pela “pessoa”.
No sentido de proporcionar essa resposta social e fruto do empenho da população, na realização de festas e sorteios, foi construído o Lar de Nossa Senhora da Luz, um edifício de dois pisos, cuja inauguração ocorreu a 9 de Dezembro de 1984, com uma capacidade de 20 utentes.
Essa estrutura foi sendo sucessivamente ampliada (1986; 1989; 1991; 1993; 2005, 2013), aumentando quer a capacidade, quer o número de valências estando presentemente a apoiar 70 utentes em regime de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), 30 na valência de Centro de Dia (CD) e 40 em Apoio Domiciliário (SAD).
Além destas respostas sociais é preocupação e objectivo da Instituição o combate à pobreza e à exclusão social. Para isso vem estabelecendo parceiras com o IEFP e com empresas da região relevando-se a recolha de géneros alimentares em Supermercados, ou na implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), que consiste na distribuição de géneros alimentares.
Finalmente, a instituição tem-se evidenciado na área da inovação social, com projetos diferenciados e que têm sido reconhecidos por diferentes entidades.

Seniorin im Rollstuhl mit Betreuerin
Seniorin im Rollstuhl mit Betreuerin