E: geral@larnossasenhoradaluz.pt | T: 261 981 579

Responsabilidade ambiental, de transparência e de identidade de género

Aspas

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, DE TRANSPARÊNCIA E DE IDENTIDADE DE GÉNERO

_________________________________________

Política e medidas de responsabilidade ambiental

Além das obrigações legais, o Centro Social e Paroquial Nª Sª da Luz procura diminuir a sua pegada ecológica resultante das suas atividades. Instalámos painéis solares para o aquecimento de águas sanitárias e painéis fotovoltaicos para o fornecimento de energia elétrica. As instalações foram renovadas de forma a otimizar os consumos de energia, tanto a nível de matérias de construção, como janelas e iluminação de baixo consumo. Adquirimos também em 2017 uma viatura elétrica e estamos a substituir produtos de plástico por similares em cartão. Temos ainda os seguintes procedimentos e certicações:
Certificado Energético ADENE; Diretiva n.º 2010/31/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho. Recolha de óleos alimentares, nos termos do Decreto-Lei n.º 267/2009 e Decreto-Lei nº 102/2017; HACCP, através de empresa certificada, conforme Regulamento (CE) nº852/2004, do Parlamento Europeu. Controlo de pragas, por empresa Certificada, conforme, n.º3 e n.º4 do Capítulo IX do Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004; Recolha de Resíduos hospitalares perigosos, por empresa Certificada, Art 5º Decreto-Lei n.º 178/2006 e Decreto-Lei n.º 73/2011.

Política e medidas de transparência
Os nossos princípios, missão e valores estão publicados internamente e no nosso Website. As atividades de animação, projetos e iniciativas são promovidas através da nossa página do facebook. Os resultados financeiros e políticas de gestão podem ser consultados internamente ou no Website e também é possível consultar os órgãos da direção e outros elementos de gestão. Fazemos parte ativa da nossa comunidade, participando em palestras, workshops e ações de formação, promovendo os nossos projetos.

Política e compromisso com a igualdade de género
A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um direito de todos os cidadãos. Conforme Missão, Visão, Princípios e Valores da instituição não fazemos distinção de sexo, tanto na hora da contratação como na remuneração. Os cargos de chefia e gestão são ocupados tanto por mulheres como por homens, aqui também não se verifica alteração nos valores de remuneração, seguindo de perto o CCT. A nossa instituição conta com a colaboração maioritária do sexo feminino, existindo paridade nas chefias e gestão.